Newsletter #18

7 de dezembro, 2016









*|MC:SUBJECT|*




PBPD ENTREVISTA – INGRID FARIAS

Na terceira edição do PBPD Entrevista, conversamos com a ativista feminista e antiproibicionista Ingrid Farias. Além de compor a Secretaria Executiva da ABORDA, Ingrid também faz parte  da LANPUD e da Rede Nacional de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas (RENCA), que está organizando o primeiro Encontro Nacional de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas.
 

O evento NósOutras, promovido pela Anistia Internacional e apoiado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e pelo Grupo Mães de Maio, acontece na Matilha Cultural nesta sexta, às 16h. 

Mauricio Fiore, coordenador Científico da PBPD, foi convidado pelo Conselho Municipal de Drogas e Álcool (Comuda) para palestrar sobre a consolidação da lógica proibicionista no Brasil e no mundo. O evento aconteceu no dia 3, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

ITTC lança hotsite sobre encarceramento feminino
O mulheresemprisao.org.br documenta relatos, pesquisas e imagens sobre a vida das mulheres encarceradas. 

Reportagem na Revista Superinteressante discute o que está em jogo na Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, comandada por Valencius Wurch, ex-diretor de um hospital psquiátrico. Além de tratar a luta antimanicomial no país, a matéria também traça um panorama da história da reforma da saúde mental no Brasil. 

Um outro olhar sobre a UNGASS: artigo de Steve Rolles
Em convergência com as apostas já anunciadas e publicadas pela PBPD sobre a UNGASS, o pesquisador britânico Steve Rolles publicou um artigo sobre o processo de disputa entre os blocos proibicionistas e pró-legalização na ONU. 

Gabriel Elias, coordenador de Relações Institucionais da PBPD, fez um balanço da reunião da ONU sobre política de drogas. Confira no artigo publicado no JOTA. 

Alemanha amplia regras para uso de maconha medicinal
De acordo com um projeto de lei, que poderá entrar em vigor em 2017, a erva estará disponível nas farmácias – sob prescrição médica – e seu custo será coberto pelo sistema público de saúde. 

Conselho Regional de Psicologia lança relatório sobre comunidades terapêuticas no Estado de São Paulo. O órgão fiscalizou 43 clínicas e comunidades terapêuticas em toda a região e constatou uma “série de práticas institucionais que violam os direitos humanos”, que foram denunciadas na pesquisa. 

Por justiça para as mulheres: o indulto do dia das mães
Com a proximidade da data comemorativa, o ITTC publicou, pela PBPD, artigo sobre o tema. 

Raio-x do sistema carcerário: o novo relatório do Depen
Relatório do Depen lançado em abril mostra que 28% dos presos brasileiros respondem ao crime de tráfico de drogas. Entre as mulheres, o número é maior: 64%. A população carcerária do Brasil é a quarta maior do mundo, com 622.202 pessoas. 

O mês de maio dará início às Marchas da Maconha por todo o país. Até junho, diversas cidades brasileiras ocuparão as ruas em prol da reforma da política de drogas. Consulte a programação e participe!



This email was sent to *|EMAIL|*

why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences

*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*