Newsletter fevereiro/2020

5 de maio, 2020

 


A newsletter da PBPD está de volta! Para celebrar a retomada dos trabalhos, compartilhamos nossas novidades para 2020, além de materiais informativos, notícias, cursos e eventos que estão por vir. Também organizamos uma breve retrospectiva com alguns dos produtos lançados por nós e por algumas das organizações-membro.

Pod-Drogas

Cannabis Terapêutica

O podcast da PBPD, Pod-Drogas, mudou de formato! Agora, ele será gravado ao vivo, assim mais pessoas poderão participar dele. A primeira gravação será amanhã, quarta-feira, dia 19/02, a partir das 16h20, na Ursal Cultural. O tema do mês será Cannabis Terapêutica, e exibiremos o filme Estado de Proibição.

Pessoas convidadas:

Cidinha Carvalho – Cultive
Luciana Zaffalon – PBPD

Participação remota:
Rosineide Almeida – Grupo de mães independentes
Sidarta Ribeiro – PBPD

Também haverá uma roda de conversa aberta ao público. Confirme presença no evento

Revista Platô

Chamada para concessão de bolsas

A Platô: drogas e políticas, revista científica da PBPD, em parceria com o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Cebrap, selecionará até duas pessoas pesquisadoras para receber bolsas de curta duração para produção de artigo.

Confira o edital

Plata_Data

In data we trust

A Plata_Data é a newsletter científica da PBPD. Todo mês, enviamos artigos científicos recentes sobre o campo, com comentários da nossa equipe científica, coordenada por Renato Filev, com a colaboração de Sidarta Ribeiro, Andrea Gallassi, Luís Fernando Tófoli e Marcelo Dalla Vecchia.

Confira a edição número 9 do boletim

Cadastre-se para receber no seu email

A rede em 2019

A PBPD conta com quase 60 organizações-membro! A partir de hoje, a cada mês vamos contar um pouco mais sobre as organizações que integram nossa rede. 

 

Justificando é um portal de notícias jurídicas que surgiu da necessidade de se fomentar o debate jurídico acessível a todos e todas. O portal, além de abordar toda temática circundante ao universo dos operadores do direito, se preocupa em falar sobre assuntos relacionados ao poder, justiça e direitos humanos. Entre os programas da portal está o Que Droga É Essa, que busca trazer um panorama histórico, social e químico sobre as drogas ilegais e legais mais usadas pela população.

Apoie o Justificando e o Que Droga É Essa

No começo do ano, fizemos um chamado à rede para que as organizações nos mandassem suas principais ações em 2019. Confira aqui os materiais divulgados.

Tá rolando nas redes

Ação Carnaval de Pernambuco terá a Casa Fique Suave, parte da ação “Fique Suave no Carnaval – Se for usar drogas, reduza os danos”, uma iniciativa coletiva e proposta da Escola Livre de Redução de Danos.

Curso Ciências Psicodélicas do Instituto Jurema 15 de março, das 7h às 18h.

Chamada de artigos O Programa Drogas, Segurança e Democracia (DSD) do Social Science Research Council abriu uma chamada de artigos para compor uma working paper series sobre temas relacionados a comunidades terapêuticas no Brasil.

Nota da PBPD O cuidado com os dados e o cuidado com as pessoas

Artigo É preciso mais cuidado ao estimar o mercado da cracolândia por Mauricio Fiore e Luís Fernando Tófoli

Artigo Falta planejamento, mas sobra bomba para lidar com questões como a da cracolândia por Nathália Oliveira e Maria Angélica Comis

Dados O Depen divulgou novos dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias relativos a junho de 2019

Judiciário Foi concedida a primeira autorização judicial pra cultivo de Cannabis industrial no Brasil

A PBPD em 2019

Estado de Proibição

Idealizado pelo Núcleo de Cannabis da PBPD e produzido em parceria com a Panamá Filmes. O curta traz a história de mulheres que desafiam a lei para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, na outra ponta, mulheres que perderam seus filhos pela violência (sobretudo a de Estado) associada à proibição das drogas.

Assista ao vídeo

Platô #3

Ao contemplar problemas como o da criminalização do uso de drogas, da regulamentação da maconha para fins terapêuticos e das políticas de atenção e cuidado para quem faz uso problemático de substâncias, esse número da Platô busca aprofundar o debate sobre política de drogas naquilo que ele, fundamentalmente, é: o(s) lugar(es) do Estado frente ao fenômeno complexo do uso de substâncias psicoativas.

Animação: Guerra às Drogas

Idealizada como um material pedagógico pelo Núcleo de Violência e Encarceramento da PBPD e produzida em parceria com a Alma Preta. A animação narrada pelo rapper Edi Rock, do Racionais MCs, fala sobre os efeitos da política de combate às drogas implementada no Brasil. 

Assista ao vídeo

Conta pra a gente: o que você achou desse boletim?

                                     

Participe! Clique aqui para nos enviar sugestões