Newsletter Março/2020

5 de maio, 2020

No mês de março, a newsletter da PBPD não poderia deixar de falar da pandemia causada pelo coronavírus. Seguindo as recomendações oficiais, todas as atividades externas da PBPD estão suspensas por tempo indeterminado, assim como nossa atuação presencial em Brasília, que foi interrompida por conta da limitação do acesso à Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional.

Nessa edição do boletim, incluímos as principais notícias compartilhadas pela rede e informamos as novidades sobre a PBPD.

Coronavírus

Estamos reunindo as ações realizadas pelas organizações membro da Plataforma relativas à pandemia do coronavírus. Queremos fazer uma campanha divulgando todas essas ações. Por isso, pedimos que compartilhem conosco respondendo esse email.

Podem nos mandar links, um breve resumo, imagens… o que estiver sendo feito.

Enquanto isso, compartilhamos alguns materiais úteis que têm circulado nas nossas redes:

Guia de Redução de Danos para pessoas que usam drogas (em inglês)
Estratégias de RD da Escola Livre de Redução de Danos
Estratégias de RD do Centro de Convivência É de Lei para população em situação de rua
Aula magna virtual da Escola de Governo Fiocruz – Brasília – “O novo coronavírus nas redes”

Manifestação do ITTC sobre medidas para conter coronavírus no sistema prisional
Pedido feito pelo IDDD para concessão de medidas cautelares a presos nos grupos de maior risco à pandemia do novo coronavírus.

Plata_Data

In data we trust

A Plata_Data é a newsletter científica da PBPD. Todo mês, enviamos artigos científicos recentes sobre o campo, com comentários da nossa equipe científica, coordenada por Renato Filev, com a colaboração de Sidarta Ribeiro, Andrea Gallassi, Luís Fernando Tófoli e Marcelo Dalla Vecchia.

Confira a edição número 10 do boletim

Cadastre-se para receber no seu email

Tá rolando nas redes

Projeto de Lei A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou projeto de lei que institui uma política de prevenção da saúde e produção de pesquisas científicas com a cannabis medicinal. A autoria é do deputado Carlos Minc (PSB), e a proposta aprovada será enviada para sanção do Executivo.

Notícia O Intercept Brasil realizou uma matéria a respeito dos dois estudos nacionais sobre o uso de drogas, que serão realizados pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, vinculada à Unifesp, por 12 milhões (sem edital).

A PBPD já tinha falado sobre esse assunto quando se manifestou publicamente acerca dos dados do Levantamento das Cenas de Uso de Capitais (LECUCA), realizado pela mesmo Unidade de Pesquisa, sobre a região conhecida como Cracolândia, em SP.

Judiciário Foi regulamentada a atuação do Farmacêutico em medicamentos e produtos à base de Cannabis.

Mais sobre a PBPD

Pod-drogas

Ouça nosso podcast!

no Spotify
no SoundCloud

Revista Platô

Confira a Revista Platô: Drogas e Políticas. Primeira publicação brasileira a tratar exclusivamente sobre política de drogas, com reflexões, pesquisas e análises científicas.

Redes Sociais

Siga a gente nas redes sociais!

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Conta pra a gente: o que você achou desse boletim?

                  

Participe! Clique aqui para nos enviar sugestões