Cartilha: Entendendo a política de drogas no cenário internacional

6 de dezembro, 2016
Publicações
Publicação da PBPD

A Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas  disponibiliza a cartilha Entendendo a Política de Drogas no Cenário Internacional, voltada para a cobertura jornalística da UNGASS 2016. A Reunião Especial da Assembleia Geral da ONU, que nesta edição discutirá os avanços e os desafios da política de drogas no mundo todo, acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril, e o material ajuda a esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento e as pautas da UNGASS.

A cartilha também traça um panorama da política de drogas no Brasil e no mundo, mostrando o descompasso entre a abordagem brasileira e a dos países que revisaram suas estratégias de combate ao tráfico. Além disso, o material traz parte da pesquisa lançada em março pela PBPD sobre a opinião do Congresso Nacional em relação à atual política de drogas. Também há, na íntegra, os pontos elencados pelo Conselho Nacional de Políticas de Drogas para a edição da UNGASS.

Quanto ao cenário internacional, a cartilha remonta os tratados e convenções internacionais, dos quais o Brasil também fez parte, e que têm forte influência na condução da política de drogas no mundo – especialmente nas estratégias proibicionistas.