UNODC é impedido de anunciar posição favorável à descriminalização

19 de outubro, 2015 Ceballos93 descriminalização UNGASS 2016 UNODC Permalink

Na tentativa de anunciar sua posição favorável à descriminalização das drogas para uso pessoal no mundo inteiro, o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) foi impedido de fazer seu pronunciamento. O órgão iria revelar o documento no último domingo (18) na Conferência Internacional de Redução de Danos, clamando aos países pelo direito à saúde, pela redução do superencarceramento e pela descriminalização da posse e o do consumo de drogas para o uso pessoal.
Entretanto,  aparentemente um membro de Estado conseguiu acesso ao pronunciamento, impedindo ou, ao menos, atrasando seu anúncio.
O anúncio ainda propunha oportunidades de reabilitação, apoio social e cuidado com pequenos crimes envolvendo drogas, como o pequeno tráfico para manter o uso pessoal ou para sobreviver em um ambiente marginalizado em oposição à punição e criminalização.
A declaração do UNODC certamente ajudará nos debates que ocorrerão no ano que vem na UNGASS 2016, sobre a reforma da política global de drogas.
Confira mais informações do pronunciamento aqui.