A realização das eleições municipais de 2024 é um momento importante para a democracia brasileira e também para a mobilização da sociedade civil que luta por uma nova política sobre drogas no país.
A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) é uma rede nacional que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e em evidências científicas, na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação, bem como na promoção da educação e da saúde pública.
Nos últimos anos, lançamos vários documentos para subsidiar a elaboração de políticas sobre drogas. Em 2020,publicamos o Guia sobre Política de Drogas para Municípios: um convite à inclusão em tempos de proibição, durante as eleições municipais daquele ano. Em 2024, divulgamos a Agenda Brasileira de Política de Drogas focando nos 3 poderes, em particular no Executivo e Legislativo.
Estas duas publicações orientaram a análise que apresentaremos sobre propostas relacionadas a política de drogas identificadas em planos de governo municipal. Esta é mais uma contribuição da PBPD em busca da reforma da política de drogas no Brasil.