Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo da PBPD é composto por pessoas com reconhecida atuação na área de política de drogas e de temas afins e tem o papel de auxiliar a Secretaria Executiva, individual ou coletivamente.

ALDO ZAIDEN

Psicólogo, psicanalista e representante no New York NGO Committee on drugs (NYNGO)

ANDREA GALASSI

Terapeuta Ocupacional e professora da Universidade de Brasilia (UNB)

ANTONIO LANCETTI (in memoriam)

Psicanalista

ANTONIO NERY

Psiquiatra e coordenador do Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas (Cetad)

APARECIDA CARVALHO

Fundadora da Cultive Associação Cannabis e Saúde

BEATRIZ LABATE

Antropóloga e fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP)

BEATRIZ VARGAS

Professora de Direito Penal da Universidade de Brasília (UnB)

DARTIU XAVIER DA SILVEIRA

Psiquiatra e Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DENIS RUSSO BUGIERMAN

Jornalista e Escritor

DENNIS OLIVEIRA

Professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP.

DINA ALVES

Advogada e Doutoranda em Ciências Sociais na área de Antropologia Social pela Universidade Católica de São Paulo ? PUC (2015- 2019); Mestre em Ciências Sociais na área de Antropologia, com ênfase em gênero, raça, agencia criminal negra e geografias carcerárias pela mesma universidade

EDWARD MACRAE

Antropólogo e fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas (GIESP)

ELIANA SOUSA SILVA

A educadora, ativista social e fundadora da Redes da Maré

ELISALDO CARLINI (In Memoriam)

Psicofarmacólogo, fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID)

EMILIO FIGUEIREDO

Advogado, consultor jurídico do Growroom

ESTER KOSOWSKY

Advogada e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

FELIPE FREITAS

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2015) com concentração na área de Direito, Estado e Constituição na linha de Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais. Foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 - 2014) e Secretario Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 - 2016). Entre 2016 e 2017 trabalhou junto a cooperação firmada entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça coordenando a revisão da Matriz Curricular Nacional da Educação em Serviços Penais. Atualmente é doutorando em direito pela UnB, Coordenador Adjunto do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS).

HENRIQUE CARNEIRO

Historiador

JOSÉ HENRIQUE TORRES

Juiz, membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD)

JULIANA BORGES

Pesquisadora em Antropologia na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Foi assessora da Secretaria de Governo Municipal e Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo. Autora do livro "O que é encarceramento em massa?", da série Feminismos Plurais.

JULITA LEMGRUBER

Socióloga e coordenadora do Centro de Estudos sobre Segurança e Cidadania (CESeC)

LEON GARCIA

Possui graduação em Medicina (1990-1995) e residência em Psiquiatria (1996-1998) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres (2009). Desde 2000 é médico-assistente concursado do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina da USP. Foi coordenador-adjunto da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (2011-2013) e diretor de articulação e coordenação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (2013-2016).

LUCIANA BOITEUX

Advogada e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

LUCIANA ZAFFALON

Formada em Direito na PUC-SP, tem mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV-SP.

LUIS FERNANDO TÓFOLI

Psiquiatra e professor da Universidade Estadual de Campinas

LUIZ EDUARDO SOARES

Cientista Político ex-secretário nacional de segurança pública

MAURIDES RIBEIRO

Advogado e professor da Universidade Mackenzie e da FACCAMP

NATHÁLIA OLIVEIRA

Bacharela em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (2014). Coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas. Tem experiência na área de Sociologia, Políticas públicas com ênfase em políticas de drogas, redução de riscos e danos sociais relacionado ao uso de drogas.

PAULO AMARANTE

Psiquiatra e presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)

PAULO MATTOS

Psicofarmacólogo, pesquisador do Programa de Atenção à Dependência (PROAD)

ROSANE BORGES

Jornalista, professora colaboradora do Colabor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2008), ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Palmares, órgão do Ministério da Cultura (2013)

SÉRGIO SALOMÃO SHECAIRA

Advogado e professor da Universidade de São Paulo

SILVIO ALMEIDA

Doutor e Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia e Ética e de Compliance, Governança Corporativa e Implementação de Práticas Antidiscriminatórias na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP).

SUELI CARNEIRO

Educadora, fundadora e coordenadora do Instituto da Mulher Negra (Geledés)