Sobre a Plataforma

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas é uma rede para a atuação conjunta de organizações não governamentais, coletivos e especialistas de diversos campos de atuação que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação.

OBJETIVOS

A PBPD estimula políticas que garantam a autonomia e a cidadania das pessoas que usam drogas e o efetivo direito à saúde e ao tratamento em liberdade.

SECRETARIADA OPERATIVA

Chico Cordeiro

Assessoria de Relações Institucionais

Chico Cordeiro, psicólogo, Mestre em Saúde Pública e Consumo de Álcool e outras Drogas. Experiência em gestão federal e municipal de programas e políticas de álcool e outras drogas e saúde mental. Foi consultor de saúde mental, álcool e outras drogas na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), assessor de relações institucionais da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas (PBPD) e coordenador do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal.

Contato: articulacao@pbpd.org.br

Helena Fonseca Rodrigues

Assessoria Estratégica

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, especialista em Apoio institucional com ênfase em Atenção Básica pela UNICAMP, graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenadora técnica e interlocutora no projeto Articulação de rede intersetorial Projeto Redes - FIOCRUZ e  SENAD/MJ e Assessora técnica do Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas da FIOCRUZ Brasília.Coordenou e supervisionou projetos de articulação intersetorial e cuidado para pessoas que receberam concessão de liberdade em audiências de custódia - FIOCRUZ e UNODC/CNJ (São Paulo e Nacional). Possui experiência nas áreas de Saúde Coletiva,  Política de Drogas e justiça.

Contato: plataforma@pbpd.org.br

Luana Malheiro

Coordenação de Articulação

Bacharel, mestra e doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH/UFBA). É associada ao Grupo Interdisciplinar de Estudo de Substâncias Psicoativas (GIESP/UFBA), ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre psicoativos (NEIP) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais sobre o uso de Psicoativos (ABESUP). É sócia-fundadora do Coletivo Balance de Redução de Danos. É membra fundadora da Rede LatinoAmericana e Caribenha de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). É mobilizadora da região nordeste da Associação Brasileira de Redutores e Redutoras de Danos (ABORDA), Militante da Marcha Mundial de Mulheres.

Contato: relacoesinternacionais@pbpd.org.br

Nathália Oliveira

Governança e Gestão

Nathália Oliveira é bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Iniciou a atuação política e profissional na ONG Centro de Convivência É de Lei e posteriormente atuou até 2017 com advocacy no projeto Gênero e Drogas do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC). É ex presidente do COMUDA -SP (Conselho Municipal de Política de Álcool e Drogas de São Paulo. Atualmente coordena a Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas  e contribui com a Secretaria Executiva da PBPD na coordenação de articulação da rede.

Contato: plataforma@pbpd.org.br

Renato Filev

Coordenação Científica

Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica, doutor em Neurociências ambos pela Universidade Federal de São Paulo, pós doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da mesma instituição, pesquisador do CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Conselheiro no Conselho Estadual de Política de Drogas de São Paulo – CONED. Membro da SBNeC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Cultive – Associação Cannabis e Saúde.

Contato: cientifica@pbpd.org.br

Tatiana Diniz

Coordenação de Comunicação

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Educação para a Sustentabilidade (London South Bank University, Reino Unido) e PhD em Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global (University of South Wales, Reino Unido). Atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação para organizações não governamentais, instituições e projetos socioculturais e iniciativas de base tecnológica.

Contato: comunicacaoarrobapbpd.org.br

PRINCÍPIOS

Promoção do debate qualificado

As políticas de drogas devem ser desenvolvidas a partir de um debate qualificado e embasadas em evidências científicas e em experiências exitosas.

Mudança de foco da substância para o ser humano

As políticas de drogas devem focar na redução de danos e na promoção de direitos – não no combate às substâncias.

Fracasso da política de repressão

A política de repressão ao uso e comércio de drogas fracassou em seus objetivos declarados de reduzir o consumo e o comércio de drogas para proteger a saúde da população.

Construção de uma cultura de paz

A revisão da política de drogas deve ser vista como parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a criminalização e a violência que vitima principalmente os setores mais vulneráveis da sociedade.

Respeito à liberdade e ao indivíduo

Os programas de tratamento devem basear-se no princípio da liberdade, na autonomia, do indivíduo e no respeito aos direitos humanos.

Orientação através do que é direito humano

As políticas de drogas devem ser orientadas pelos princípios dos direitos humanos e ter como eixos prioritários a promoção da saúde pública, da educação, do desenvolvimento social e econômico e a redução de todos os tipos de violência.

Participação social

Os poderes públicos devem garantir a ampla participação social na formulação, na implementação e na avaliação das políticas e programas de drogas.