Guia sobre Drogas para Jornalistas

6 de fevereiro, 2018 Plataforma PBPD cobertura debate guia sobre drogas imprensa Jornalismo mídia Permalink

Plataforma Brasileira de Política de Drogas lança guia sobre drogas para jornalistas

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) lançou no dia 1 de fevereiro o Guia sobre Drogas para Jornalistas, feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Catalize. Projeto da Coordenação de Comunicação da PBPD, o Guia contou com a redação do jornalista Tarso Araujo e foi financiado pelo programa Drogas, Segurança e Democracia do Social Science Research Council, dos EUA.

 

Com 96 páginas, o Guia é composto por um glossário com mais de 200 verbetes comumente usados na cobertura de drogas, traduzindo conceitos jurídicos e científicos para uma linguagem mais simples. Além do glossário, organizado em ordem alfabética, o Guia conta ainda com fichas explicativas sobre 13 drogas, lícitas e ilícitas, trazendo mitos e verdades e dados sobre o padrão de consumo dessas substâncias.

 

Acesse o guia completo. 

 

Os verbetes foram selecionados a partir de um formulário colaborativo, que contou com mais de 400 sugestões. A revisão técnica do Guia ficou por conta de especialistas no campo das drogas, como os psiquiatras Dartiu Xavier e Luís Fernando Tófoli, a professora da UnB e pesquisadora na área de Saúde Mental, Andrea Gallassi, a psicóloga Maria Angélica Comis, ex-coordenadora de políticas sobre drogas da cidade de São Paulo, o cientista social e um dos grandes nomes da redução de danos no país, Denis Petuco, e Maurício Fiore, antropólogo e coordenador científico da PBPD. A revisão jurídica ficou por conta dos advogados Cristiano Maronna, secretário-executivo da PBPD, Carolina Diniz, supervisora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM, e Cristina Uchôa, supervisora do Núcleo de Comunicação do Instituto e que coordenou o Manuel de Direito Penal para Jornalistas, de 2013.

 

O Guia foi lançado no dia 1 de fevereiro em São Paulo. No evento, a PBPD promoveu o debate “Drogas, Imprensa e Carnaval”, que discutiu pautas invisíveis na mídia durante a folia em formato de entrevista. O debate contou com a presença de Luiz Guilherme Paiva, ex-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad-MJ), Maria Angélica Comis, psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, que trabalha com redução de danos há mais de 18 anos, e Maurício Fiore, antropólogo e coordenador científico da PBPD. A entrevista foi conduzida pela jornalista Marina Atoji, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

 

Colocando-se no lugar de um editor de jornal, os convidados apontaram temas que eles gostariam de ver com mais frequência na imprensa, como o questionamento às métricas usadas para avaliar a eficácia de determinada política de drogas, como a quantidade apreendida, por exemplo. Luiz Guilherme Paiva afirmou que as comunidades terapêuticas e as clínicas conveniadas a programas estaduais e municipais de tratamento precisam ser mais bem investigadas, sobretudo com relação ao financiamento e aos atores e grupos políticos envolvidos no fortalecimento. Para Maurício Fiore, a cobertura de drogas no Brasil vem melhorando nos últimos tempos, sobretudo com as reportagens especiais sobre drogas, cada vez mais frequentes nos jornais. O antropólogo, porém, afirmou que o grande desafio está em qualificar a cobertura rotineira sobre drogas, seja nas páginas policiais ou nas seções sobre saúde e cidade.

 

Focando na pauta do Carnaval, Maria Angélica Comis comentou sobre os efeitos da proibição das drogas na produção de drogas sintéticas, comumente usadas durante o período de folia. Para a psicóloga, a inserção de determinados componentes na lista de substâncias proibidas da Anvisa, por exemplo, não impacta a adulteração das drogas conhecidas como “doce” e “bala”, cuja composição é muitas vezes desconhecida — assim como seus efeitos no corpo humano.

 

Assista à íntegra do debate. O link redirecionará para uma página do Facebook.

 

 

 

 

 

 

O Guia foi feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a Catalize. Tarso Araujo, autor do Almanaque das Drogas e diretor do documentário Ilegal.

No dia haverá a distribuição do Guia, que estará disponível também na versão digital no site da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. www.pbpd.org.br.

Lançamento do Guia sobre Drogas para Jornalistas
Data: 1 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Tapera Taperá – Galeria Metrópole | Av. São Luís, 187 – Centro | Loja 29, 2º andar