Nova edição da Revista Sur aborda políticas de drogas

2 de setembro, 2015 Ceballos93 Revista Sur Permalink

A 21º edição da Revista Sur se dedica a discutir as políticas de drogas sob a perspectiva dos direitos humanos. Motivado pela aproximação da Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas (UNGASS) em abril de 2016, este dossiê sobre drogas tem participação de diversos especialistas no campo de drogas e direitos humanos.
O objetivo é responder uma questão central – como reconstruir as atuais políticas de drogas a fim de que promovam os direitos humanos. A revista traz a visão de diversas partes do mundo, como artigos da Índia, Tailândia, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Nigéria e três especialistas do Brasil – Rafael Custódio, Luís Fernando Tófoli e Luciana Boiteux.
O advogado e Coordenador do Programa Justiça da Conectas Direitos Humanos, Rafael Custódio, em seu artigo, discute o que as ONGs andam fazendo e podem realizar diante de políticas de drogas repressivas, que violem os direitos humanos.
Já em sua publicação, o psiquiatra e cofundador do LEIPSI (Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos), Luís Fernando Tófoli, traz ao debate uma perspectiva médica sobre os desafios da política de drogas brasileira, em especial no conflito entre o modelo calcado na ideia da abstinência com a aplicação real de estratégias de redução de danos.
O artigo de Luciana Boiteux, doutora em Direito Penal e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comenta o modelo repressivo de viés proibicionista e sua relação com o aumento do encarceramento e da redução de direitos, além da mudança da política de drogas a partir de experiências internacionais.
Confira aqui outros artigos desta edição da Revista Sur, focado especialmente na questão das drogas.