A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) realiza, de 03 a 06/02, o evento internacional “Cuidado e Atenção a Pessoas que Usam Drogas na Pandemia”. A programação é totalmente online e gratuita. Diariamente, das 14h às 16h, mesas ao vivo transmitidas via YouTube e Facebook da PBPD reúnem especialistas de diferentes países que compartilham conhecimentos e experiências com o público em geral.
No dia 03/02, o tema da mesa é “Descolonizar a clínica em tempos de resistência”. Participam Edilson Fernandes (CRE – Centro de Regeneração Espiritual), Flavia Fernando (RENFA/RJ), Julia Bueno (RENFA/SP), Renato Souza (Historiador) e Sandro Rodrigues (Associação Psicodélica do Brasil – APB). O disparador é Emiliano Camargo David (Instituto AMMA Psique).
No dia 04/02, abordaremos “Antiproibicionismo, cuidado, atenção e prevenção: cuidados antiproibicionistas na pandemia”. Participam da mesa José Queiroz (APDES – Portugal), Matuzza Sankofa (Centro de Convivência É de Lei), Priscilla Gadelha (Escola Livre de Redução de Danos), Rafaela Rigoni (Correlation European Harm Reduction Network – Holanda) e Rossana Rameh (IFPE). O disparador é Daniel Souza (Rede Nacional dos Consultórios na Rua e de Rua).
“Cuidado e atenção antimanicomial: a radicalidade do cuidado em liberdade em tempos de isolamento social” é o assunto do dia 05/02. A mesa conta com Graziela Barbosa Barreiros (Fiocruz), Helisleide Bonfim (RENFA/BA), José Nilton (Conselho Municipal sobre Drogas COMAD – PE) e Leon Garcia (Hospital das Clínicas da USP e CAPS-AD Centro SP). A disparadora é Andrea Domanico (Centro de Convivência É de Lei).
“Perspectivas de Futuro” é o título da mesa síntese, que encerra o evento no dia 06/02, também das 14h às 16h. Dela participam Ernesto Cortés (LANPUD – Costa Rica), Frank Ribeiro (Programa Corra Pro Abraço), Veronica Russo (RADDAUD e LANPUD – Argentina) e Fábio Mesquita (OMS).
Além das mesas abertas com transmissão ao vivo, a programação conta com Grupos de Trabalho (GTs) voltados a trabalhadoras/es do SUS e do SUAS, da redução de danos e dos movimentos sociais. A participação nos GTs é restrita aos inscritos e as atividades acontecem em salas fechadas via Zoom de 03 a 05/02, das 17h às 19h. Os resultados dos GTs serão compartilhados na mesa “Perspectivas de Futuro”.
“Cuidado e Atenção a Pessoas que Usam Drogas na Pandemia” é um evento organizado pelo Núcleo Atenção e Cuidado da PBPD, em parceria com a ABORDA, a ABRASME, a ABRAMD, a Associação Psicodélica do Brasil, o Centro de Convivência É de Lei, o Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), o Grupo de Trabalho de Programa Álcool, Crack e Outras Drogas da Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto AMMA Psique e Negritude, o Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (NUPID), a Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD), Redes da Maré e RENFA. Também apoiam o evento a APDES, a Escola Livre de Redução de Danos, a Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua e o Que Droga é Essa?
Esperamos você lá!