
Cleiton Ferreira, mais conhecido como Dentinho, vive na Cracolândia, em São Paulo, há alguns anos. Durante o ato “Justiça e Injustiças em foco no caso Cracolândia”, realizado em 01/06/2017 no Largo General Osório, Dentinho conta sua experiência enquanto beneficiário do programa De Braços Abertos, implementado pela antiga gestão municipal (2012 – 2016) no território da Luz.
Extinto pela atual Prefeitura, o programa previa trabalho, moradia e renda aos beneficiários, todos usuários de crack. Em troca, não lhes era exigido a abstinência, mas a prestação de serviços de zeladoria na própria região.
A pesquisa realizada pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas em 2016 mostrou que 1 em cada 3 participantes reduziu o consumo de crack após a implementação do programa, que foi aprovado por 95% deles. Acesse a pesquisa: https://goo.gl/IzKa2e
Este vídeo faz parte da campanha internacional Support, don’t punish, que questiona o modelo de política de drogas pautado sobretudo na exclusão das pessoas que fazem uso problemático de substâncias.