PBPD lança revista Platô n.4

17 de novembro, 2020 PLATAFORMA PBPD Permalink

Como parte de nossas ações para o mês da consciência negra, a PBPD lança, na próxima quarta-feira (18/11), a quarta edição da revista Platô, que será distribuída gratuitamente e também disponibilizada para leitura e download em nosso site. Este primeiro número temático da revista é dedicado à produzir reflexões sobre perspectivas concretas de regulação das drogas em meio à desigualdades de raça e classe. Com o apoio do AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP, selecionamos, a partir de um edital de chamamento público, projetos de artigos originais sobre o tema. Dos 127 inscritos, foram contemplados Monique Prado e Athos Vieira, que receberam apoio financeiro para a produção de seus artigos. Natalia Maciel, terceira colocada da seleção, também escreveu um artigo inédito para este número.

Esta edição ainda conta com um artigo produzido pelos coordenadores da Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas Dudu Ribeiro e Nathália Oliveira, que também é assessora de ações afirmativas da PBPD, junto com Gabriel Elias, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Os artigos foram escritos majoritariamente por pesquisadoras/es negros e buscam evidenciar como a regulação dos mercados de substâncias ilícitas podem afetar diretamente a vida de pessoas negras e pobres. As perspectivas de reparação histórica e social são refletidas pelos autores nesta edição, sobretudo analisando pontos de vista de pessoas impactadas diretamente pela proibição. Esperamos que este número da Platô contribua para qualificar o debate e dê fôlego àqueles que buscam uma nova realidade.

Na quarta, 18/11, às 20h, o webinário “Por uma política de drogas antirracista” marca o lançamento da nova Platô. Participam Athos Vieira (historiador e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Monique Prado (mestre em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e bacharela em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense); Natália Amorim Maciel (mestra em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e bacharela em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro); Nathália Oliveira (assessora de ações afirmativas da PBPD e fundadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas) e Paulo Ramos (doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo, pesquisador do Afro/CEBRAP, fellow do Programa de Estudos de Populações Marginalizadas do Center of Africana Studies da Universidade da Pensilvânia). A mediação será de Maurício Fiore, editor-chefe da Platô. A transmissão acontecerá via YouTube e Facebook da PBPD. Acompanhe!

 

Foto: Carol Godefroid / Pirô de Imagem