PBPD participa de fórum intencional sobre combate à corrupção

12 de abril, 2018 Plataforma PBPD América Latina corrupção Permalink

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas participou hoje (12) do momento dedicado à sociedade civil na VIII Cumbre de Las Américas, fórum que reúne representantes e chefes de Estado de cerca de 30 países do continente americano para debater, nesta edição, a corrupção. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de abril em Lima, no Peru.

 

Dividido em 28 coalizões temáticas, o fórum pretende discutir o combate à corrupção em diversas frentes, que vão desde transparência e accountability até a relação da política de guerra às drogas com agentes do Estado. A PBPD participou da Coalizão Americana sobre Políticas de Drogas para as Cumbres de las Américas, composta somente por representantes da sociedade civil e organizada por Pablo Cymerman, da associação argentina Intercambios.

 

Luciana Zaffalon, secretária executiva adjunta da PBPD e autora de uma tese sobre transparência no sistema de justiça, foi a porta-voz da coalizão. Hoje (12), Zaffalon leu para os chefes e representantes dos Estados as principais propostas formuladas pelo grupo em matéria de política de drogas e corrupção:

 

  • Por fim às políticas punitivas de drogas e ao consequente aumento da violência no continente;

  • Desenvolver e adotar medidas alternativas de cumprimento de pena para delitos menores e/ou não violentos relacionados a drogas;

  • Pôr fim à erradicação forçada de coca, maconha e papoula e substituí-la por políticas sustentáveis;

  • Desenvolver políticas de drogas a partir da perspectiva da redução de riscos e danos que inclua a promoção da saúde desde a visão da saúde pública;

  • Suprimir as barreiras de acesso da população a medicamentos de uso controlado;

  • Avançar na regulação do mercado de cannabis e de folha de coca a partir de experiências regionais;

  • Reatribuir os recursos destinados ao controle militarizado das drogas a políticas integrais que tenham como foco o ser humano;

  • A sociedade civil pede que os Estados coloquem fim à guerra contra as drogas e demanda um debate democrático e transparente sobre o tema, que deve levar em conta as lições aprendidas no passado.

Acesse o documento completo com as recomendações indicadas pelos membros da coalização sobre política de drogas (em espanhol):

 

Cumbre de las Américas – Recomendações sobre política de drogas