Chamada de Artigos para Platô #4: número especial sobre “Perspectivas concretas de regulação de drogas psicoativas em contextos de desigualdade e racismo

28 de maio, 2020 Plataforma PBPD Permalink

A Platô: drogas e políticas, a revista científica da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, receberá artigos originais até o dia 28 de junho para o seu número especial sobre “Perspectivas concretas de Regulação de drogas psicoativas em contextos de desigualdade e racismo”. Esse número está sendo em parceria com o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Buscamos artigos que discutam, por meio de análise de dados empíricos ou revisão da literatura, modelos de regulação de substâncias psicoativas lícitas ou lícitas sob a perspectiva da desigualdade, especialmente a de natureza racial. Os trabalhos podem tratar tanto de experiências já existentes como perspectivas futuras de modelos de regulação, mas é importante que contemplem perspectivas concretas de regulação.

Não há restrição a nenhuma disciplina do campo do conhecimento científico, desde que o artigo apresente uma investigação e/ou análise original e possa contribuir com o debate acadêmico e político sobre o tema.

Para ser considerado apto para avaliação, o artigo deve, também, obedecer aos seguintes requisitos:

  1. O artigo deve ser inédito e livre de plágio e não estar em avaliação para publicação por outra revista. Quando um trabalho idêntico ou semelhante tiver sido publicado em meio distinto (ainda que em outro idioma), esse fato deve ser informado no momento da submissão.
  1. O texto deve ser precedido de título, resumo (até 200 palavras).
  1. O artigo deve ter entre 30 e 40 mil toques (com espaços), incluindo título, resumo e referências bibliográficas e estar em formato Word (.docx).
  1. A qualificação da/s autora/s e/ou do/s autor/es e seu e-mail devem estar indicados em nota de rodapé.
  1. Se houver financiamento, os dados do edital ou do apoio devem constar em nota de rodapé.
  1. Os artigos devem ser enviados para plato@pbpd.org.br até o dia 28 de junho de 2020.