Guia estimula incidência internacional em política de drogas

13 de dezembro, 2021 PLATAFORMA PBPD Permalink

Lançamento online acontece nesta terça (14/12), às 19h via YouTube e Facebook da Plataforma Brasileira de Política de Drogas; publicação bilíngue ficará disponível para download gratuito

 

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a Plataforma JUSTA, lança nesta terça (14/12), às 19h, o Guia para Incidência Internacional I PBPD.  A publicação, coordenada por Cristiano Maronna e Luciana Zaffalon, foi escrita pelos pesquisadores Paulo Pereira e Priscila Villela, com o apoio da auxiliar de pesquisa Flávia D’Angelo. O objetivo é ampliar o conhecimento e estimular a incidência no sistema internacional do controle de drogas da ONU por meio de diversos mecanismos institucionais, com destaque para os consórcios internacionais de organizações da sociedade civil. 

Para celebrar o lançamento acontece às 19h, o webinário Incidência Internacional em Política de Drogas, com transmissão ao vivo via YouTube e Facebook da PBPD. A conversa será mediada por Luana Malheiro (coordenadora de articulação da PBPD). Participam Dayana Rosa (REDUC), Dudu Ribeiro (Iniciativa Negra), Gabriel Elias (CDH-CLDF), Luciana Zaffalon (JUSTA) e o autor Paulo Pereira (PUC-SP). O novo guia também estará disponível para download sem custo nos sites  www.pbpd.org.br e www.justa.org.br.

A política de drogas é um tema internacional. Por isso, a importância deste Guia, que teve um rico processo de construção coletiva com várias organizações e indivíduos. Nele, tentamos sintetizar e traduzir o universo do sistema internacional de controle de drogas da ONU para uma linguagem mais acessível. Esperamos que isso estimule a participação cada vez maior da sociedade civil brasileira e latino-americana nesse espaço político fundamental, que afeta as políticas de drogas locais e nacionais“, observa o autor Paulo José dos Reis Pereira.

Construído com a participação ativa de mais de 20 representantes da rede da PBPD, o guia resume uma bonita trajetória coletiva da Plataforma, que desde 2015 atua para ampliar os diálogos internacionais com um olhar atento à importância de priorizar os diálogos latino-americanos. Para o JUSTA, apoiar a publicação do guia fez e faz sentido sobretudo pela importância da partilha de aprendizados“, afirma Luciana Zaffalon. 

A publicação ilustra a atuação de ONGs no controle internacional de drogas com casos e exemplos brasileiros, destacando potencialidades e limitações destas ações. Segue a trilha iniciada com a Cartilha: entendendo a política de drogas no cenário internacional, elaborada em 2016 pela PBPD para orientar a discussão pública sobre a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre Drogas (UNGASS). É também a sistematização de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos últimos anos com o ativismo internacional da plataforma e de suas entidades-membro no acompanhamento, reflexão e ação sobre o sistema internacional de controle de drogas. 

Um conjunto de pessoas e entidades-membro da PBPD contribuíram para a elaboração do guia ao longo do primeiro semestre de 2021, compartilhando em entrevistas suas experiências de incidência internacional no controle internacional de drogas a fim de enriquecer o texto com histórias, realizações e desafios enfrentados. “Esperamos que esse guia auxilie e incentive a ação da sociedade civil por um controle internacional das drogas que seja mais justo, coerente e humano” resume o texto de apresentação da nova publicação da PBPD.

 

SOBRE A PBPD
A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) é uma rede nacional composta por mais de 50 entidades que debate e promove políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e em evidências científicas, na redução dos danos produzidos pelo uso de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação, bem como na promoção da educação e da saúde pública.

 

SERVIÇO
Lançamento do Guia para Incidência Internacional I PBPD
Quando: 14/12, às 19h, via YouTube e Facebook da PBPD
Download da publicação gratuito no site: www.pbpd.org.br

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tatiana Diniz // Coordenação de comunicação da PBPD
(11) 953839717 // [email protected]